Matheus

A Ciência ABA (Applied Behavior Analysis), popularmente conhecida como Terapia ABA, é uma abordagem terapêutica baseada em evidências científicas, considerada Padrão Ouro nas intervenções em pessoas com Autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, tendo como objetivo o ensino e o desenvolvimento de novas habilidades e redução de comportamentos desafiadores.

Padrão Ouro em Intervenção para Autismo e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento

Nossos Tratamentos

O Psicólogo desempenha um papel crucial no tratamento de crianças TEA (Transtorno do Espectro Autista), desde o ponto de partida da intervenção como a avaliação e diagnóstico até a Intervenção Comportamental e Treinamento de Habilidades Sociais.

O fonoaudiólogo desempenha um papel muito valioso dentro do tratamento de crianças TEA, realizando avaliações abrangentes para identificar o perfil comunicativo da criança autista, incluindo habilidades verbais e não verbais.

O trabalho do Terapeuta Ocupacional gira entorno de estratégias e intervenções direcionadas para apoiar o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e emocionais.

O trabalho da Psicopedagoga é multidisciplinar, envolvendo conhecimentos da psicologia, pedagogia e áreas afins. Seu objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às diversas necessidades de aprendizagem.

A Musicoterapia utiliza a música como uma ferramenta terapêutica para promover o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor.

A função do Acompanhante Terapêutico (AT) é proporcionar suporte contínuo no contexto do dia a dia, auxiliando o indíviduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e/ou outros transtornos e síndromes.

A Psicomotricidade envolve a habilidade de regular de forma consciente as capacidades cognitivas, motoras e emocionais.

A Psicomotricidade Aquática é uma abordagem terapêutica que combina os princípios da psicomotricidade com a utilização do meio aquático.

É um protocolo de terapia intensiva que utiliza de exercícios associados ao uso de suits (órteses dinâmicas em forma de trajes), conhecido também como macacão terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico.

O objetivo principal da Terapia Alimentar é desenvolver habilidades para o ato de comer, melhorar a aceitação de alimentos, gerar autonomia alimentar, proporcionar vivências positivas, mudar comportamentos e questões sensoriais envolvidas com a comida.

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Psicologia​

O Psicólogo desempenha um papel crucial no tratamento de crianças TEA (Transtorno do Espectro Autista), desde o ponto de partida da intervenção como a avaliação e diagnóstico até a Intervenção Comportamental e Treinamento de Habilidades Sociais.

O foco desse profissional ao longo do tratamento se resume principalmente no seu sucesso para o aprendizado de habilidades sociais e funcionais, que reflete diretamente na qualidade de vida, na independência e na vida cotidiana dos pacientes. Seus benefícios incluem, além das habilidades sociais, a melhora da comunicação, a redução de comportamentos desafiadores, e aumento da autorregulação, por exemplo.

Seu trabalho juntamente da equipe disciplinar é garantir uma abordagem integrada e abrangente.

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo desempenha um papel muito valioso dentro do tratamento de crianças TEA, realizando avaliações abrangentes para identificar o perfil comunicativo da criança autista, incluindo habilidades verbais e não verbais; Desenvolvendo estratégias de intervenção para promover o desenvolvimento da linguagem, seja por meio da fala, comunicação alternativa ou aumentativa, dependendo das necessidades individuais da criança e muito mais.

O fonoaudiólogo também pode trabalhar a linguagem corporal e ensinar a criança a reconhecer diversos sinais corporais, dos mais sutis aos mais elaborados.

Terapia Ocupacional

O trabalho do Terapeuta Ocupacional gira entorno de estratégias e intervenções direcionadas para apoiar o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e emocionais.

Promovem também a estimulação sensorial, atividades de vida diária, coordenação motora grossa e fina, o brincar e etc.

Pode-se dizer que o papel fundamental desse tipo de terapia é avaliar e direcionar os déficits de processamento sensorial de cada criança. Em busca de remover as barreiras que levam ao aprendizado e ajudar as crianças neuroatípicas a se tornarem mais calmas, focadas e melhorar sua capacidade de se adaptar ao ambiente.

Psicopedagogia

O trabalho da Psicopedagoga é multidisciplinar, envolvendo conhecimentos da psicologia, pedagogia e áreas afins. Seu objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às diversas necessidades de aprendizagem.

Através do processo de intervenção, é realizada também a identificação e avaliação de possíveis dificuldades de aprendizagem, analisando fatores cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos.

Musicoterapia

A Musicoterapia utiliza a música como uma ferramenta terapêutica para promover o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor.

Existem diversos tipos de abordagens dentro da musicoterapia, por isso, até mesmo pacientes que tenham um grau alto de comprometimento cognitivo e/ou motor podem se beneficiar da musicoterapia.

Aplicação da Musicoterapia visa ampliar as oportunidades de ações, tanto em contextos individuais como em grupos, comunidades, organizações, instituições de saúde e na sociedade em geral. Seu propósito é evitar possíveis danos ou limitações nos processos de desenvolvimento do potencial individual e coletivo, promovendo, assim, uma abordagem integral e positiva para o bem-estar e a inclusão.

Acompanhante Terapêutico

A função do Acompanhante Terapêutico (AT) é proporcionar suporte contínuo no contexto do dia a dia, auxiliando o indíviduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e/ou outros transtornos e síndromes.

O trabalho é realizado em conjunto com uma equipe multidisciplinar, conduzindo intervenções no ambiente familiar, escolar, ambientes sociais, como supermercados, cabeleireiros, academias, entre outros.

Contar com um Acompanhante Terapêutico qualificado é essencial para promover o crescimento saudável e alcançar as metas almejadas.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade envolve a habilidade de regular de forma consciente as capacidades cognitivas, motoras e emocionais. Essa intervenção no tratamento de crianças TEA busca não só melhorar as habilidades motoras mas também ajuda na integração de características sensoriais, linguagem, sociabilidade.

Psicomotricidade Aquática

A Psicomotricidade Aquática é uma abordagem terapêutica que combina os princípios da psicomotricidade com a utilização do meio aquático. Ela envolve a prática de atividades psicomotoras na água, promovendo o desenvolvimento global do indivíduo, incluindo aspectos físicos, cognitivos e emocionais. Essa prática pode ser aplicada em diferentes contextos, como terapia aquática, aulas de natação adaptadas ou programas de reabilitação.

Protocolo Pediasuit

É um protocolo de terapia intensiva que utiliza de exercícios associados ao uso de suits (órteses dinâmicas em forma de trajes), conhecido também como macacão terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico. Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos multidisciplinares e transdisciplinares.

O objetivo do Pediasuit é fornecer suporte postural, melhorar a propriocepção (percepção do corpo no espaço) e facilitar padrões de movimento mais eficientes.

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